segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Filhos da Terra



Nascer, crescer e morrer em um mesmo lugar, não é mais uma regra. Com o desenvolvimento da cidade nos últimos 10 anos, a regra agora é a busca de realizações profissionais para suprir as necessidades de uma demanda que cresce em um ritmo frenético.
Em Itaituba muitos jovens que nasceram aqui se mudaram para outras cidades e até mesmo outros estados brasileiros para estudar, voltaram para o município depois de anos. Hoje a maioria desses jovens exercem suas profissões nas mais diversas áreas, com um único interesse, o de contribuir diretamente para o crescimento do município tendo em vista as grandes mudanças no quadro econômico da região. Indira, estudou em Belém e formou-se em medicina veterinária, hoje ela é fiscal estadual agropecuária, na Adepará, e trabalha na defesa animal desde 2009 na região, ela está em Itaituba á dois anos. A veterinária fez questão de voltar para a cidade onde viveu na infância não só por opção do órgão mas por estar disposta a prestar serviço para uma população tão carente de profissionais dentro da sua área.
 Na área do direito, os profissionais estão cada vez mais conquistando o seu espaço, o perfil desses advogados está mudando a medida em que os mais novos bacharéis, filhos de Itaituba retornam para fazer carreira aqui. Samia Frota é pós-graduada em direito e processo do trabalho ela afirma que a busca pelo seu espaço no mercado itaitubense é o seu foco, já que está exercendo sua profissão a pouco mais de dois meses.
A transição da universidade para o mercado de trabalho é uma das trajetórias centrais para os jovens no caminho da construção da vida adulta. Isso porque eles precisam reformular seus projetos de vida, mas quando essa reformulação é feita com o apoio da família e dos amigos todos os desafios se tornam bem mais fáceis.
Camila Belo tem 23 anos e é formada em biomedicina, ela afirma que logo depois da graduação as chances de conquistar uma vaga no mercado em uma cidade grande são muito pequenas, além da família, o critério para voltar para a cidade em que nasceu foi o de ter a oportunidade de fazer a diferença em um setor que á um ano não havia profissionais. 
Ao se estabelecer no município mais uma vez, como profissional formado, e mostrar o potencial em um cargo publico o desafio é maior ainda, Nádia com apenas 3 anos de experiência, trabalha no setor de contabilidade da prefeitura municipal ela afirma que  o interesse em aprender com outros profissionais pode ajudar no inicio da carreira.
Assim o maior beneficiado com esses profissionais é o município, que ganha uma nova geração que vai fazer a diferença e contribuir de forma direta para o desenvolvimento da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário