segunda-feira, 9 de setembro de 2013



Quadras cobertas
 
Em 2011, o ministério da educação aprovou propostas de financiamento para a construção de 1.564 quadras em 818 municípios. Até 2014, a meta é construir mais de 6 mil quadras cobertas e realizar a cobertura de outras 4 mil quadras. Itaituba foi contemplada com 10 unidades, sendo duas para o interior do município. As obras de todas as quadras foram iniciadas em 2012, ou pelo menos parte delas. Mas ainda no mesmo ano, as obras foram paralisadas e o que se transformou em uma grande expectativa para os alunos acabou em grande frustração.
 Nessas escolas, os alunos estão praticando suas atividades físicas sob um sol escaldante, em lugares inadequados, sem espaço apropriado, correndo riscos de se machucarem ou mesmo de depredarem o local em que estão se exercitando.
Em outras escolas está impossível viabilizar as atividades físicas das turmas, já que não há lugar para as aulas de educação física.
Mas porque essas obras estão paralisadas a tanto tempo?
Segundo a secretária de educação, o problema foi a quebra de contrato com as empresas executoras, nesse novo governo, depois que uma comissão formada por profissionais da prefeitura realizou uma auditoria nas obras. Foram constatadas diversas irregularidades desde o período licitatório até o inicio das obras. Cada construção está orçada em mais de 500 mil reais. Ao todo o valor do recurso disponibilizado pelo governo federal é de 5 milhões 60 mil 407 reais e 70 centavos.
Itaituba está cheia de obras publicas inacabadas, existem ainda as obras do programa Pro Infância, cinco creches deveriam estar prontas para atender a demanda. Só pelo o que visitamos, conclui-se que o dinheiro que já foi liberado, não teve nem 10% de aplicação e as obras das creches nem foram iniciadas. Cada uma delas custa 1milhão e 300 mil reais.
 Enquanto isso, as expectativas de crianças e jovens só se multiplicam e a população já começou a cobrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário